Home
 
     
  Retina e Vítreo
Conversando com especialistas
 
     
  DESCOLAMENTO DE RETINA:

1. O que é Descolamento de retina?
Resposta: Corresponde à separação entre o epitélio pigmentado da retina e as demais camadas que a compõem. Esta separação resulta na interrupção da conexão entre os fotorreceptores e o epitélio pigmentado, essencial para a fisiologia retiniana.

2. Quais são os sintomas de descolamento de retina?
Resposta: Pode se manifestar como moscas volantes, flashes de luz, baixa de acuidade visual ou perda localizada de campo visual.

3. Existe tratamento?
Resposta: Sim. O tratamento depende da extensão do descolamento: se for localizado, por exemplo, somente ao redor de rotura retiniana, pode ser possível o tratamento somente com fotocoagulação a laser; se extenso, a terapia é obrigatoriamente cirúrgica, sendo que a técnica varia para cada caso.

4. Como é a cirurgia?
Resposta: A cirurgia de vitrectomia pars plana é realizada com anestesia local (bloqueio peribulbar) e sedação. São realizadas 3 pequenas incisões através das quais se procede a correção do descolamento de retina.

5. Quem tem mais chance de desenvolver descolamento de retina?
Resposta: Indivíduos com idade acima de 40 anos, míopes, pacientes previamente submetidos a cirurgias intraoculares, vítimas de trauma ocular severo e indivíduos com história familiar de descolamento de retina.

6. Tem como prevenir?
Resposta: Sim, através de avaliações regulares com dilatação ocular para identificação de possíveis lesões (roturas) ou áreas predisponentes para formação de roturas e descolamento de retina. De maneira geral, indica-se monitoramento anual.

7. Vou voltar a enxergar após a cirurgia?
Resposta: A melhora visual após correção de descolamento de retina depende do quadro inicial apresentado. De maneira geral, a presença de mácula (região central da visão) ainda colada, indica um melhor prognóstico. A melhora visual, no entanto, é lenta e deve ser avaliada individualmente para cada caso.
 
 
     
  Clínica Oftalmológica Sakata - Telefone: (41) 3232-8885 / (41) 3222-9933 / Fax: (41) 3232-8885 - Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 63. 11° andar, Conjunto 1106.  
  Página inicial  |  Quem somos  |  Especialidades  |  Cirurgias  |  Lentes de contato  |  Exames  |  Localização  |  Contato