Home
 
     
  Cirurgia de Catarata  
     
 

Você está enxergando assim?

Você pode ter catarata.

O que é?
A catarata consiste na opacificação do cristalino e determina embaçamento visual. Ainda hoje, é a maior causa de cegueira em todo mundo.

Tratamento:
O tratamento é cirúrgico e dura em média 15 a 45 minutos. Existem duas técnicas utilizadas para sua extração:

Cirurgia extracapsular:
Cirurgia geralmente reservada para cataratas avançadas, na qual abre-se uma incisão de aproximadamente 7mm na córnea para permitir a extração da catarata e implante da lente intraocular.

Facoemulsificação:
É a técnica mais utilizada,  na qual se procede a quebra e retirada da catarata, por tecnologia ultrassônica, seguida do implante da lente intraocular através de uma incisão menor que 3mm. A recuperação costuma ser rápida e o repouso relativo é recomendado, em geral, por 7 dias. Após este período o paciente pode voltar às suas atividades normais. A lente intraocular escolhida é definitiva (para vida toda) e a indicação do tipo de lente a ser utilizada varia para cada caso.

Olho Normal Olho com Catarata Olho com Lente Intraocular

Anestesia:
Em geral utiliza-se a anestesia local com sedação, sendo a anestesia geral reservada para casos especiais. O procedimento cirúrgico pode ainda ser realizado com anestesia tópica utilizando-se de colírio e gel anestésico.

Exames para avaliação da catarata e preparo para cirurgia:

Biometria
Mede o comprimento axial do olho e segmentos para cálculo da lente intraocular a ser colocada após retirada da catarata.

Microscopia especular
Contagem das células endoteliais na face posterior da córnea. Estas células são responsáveis pela deturgescência (retirada de água) da córnea mantendo-a assim transparente. Se estiverem em número reduzido (abaixo de 800) exigem cuidados especiais a serem tomados na cirurgia para garantir melhor prognóstico visual.

Topografia de córnea
Avalia com precisão a face anterior da córnea, importante especialmente em casos de astigmatismo ou implante de lentes especiais.


 
 
     
  Clínica Oftalmológica Sakata - Telefone: (41) 3232-8885 / (41) 3222-9933 / Fax: (41) 3232-8885 - Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 63. 11° andar, Conjunto 1106.  
  Página inicial  |  Quem somos  |  Especialidades  |  Cirurgias  |  Lentes de contato  |  Exames  |  Localização  |  Contato