Tonometria
É a aferição da pressão intraocular. Pode ser realizada através da técnica de contato ou não contato.
- Tonometria de contato: Calcula a pressão intraocular através da força necessária para aplanar a córnea utilizando luz de cobalto. Exige a instilação de anestésico e fluoresceína.
- Tonometria de não contato: Calcula a pressão intraocular através de um jato de ar direcionado à córnea. É indolor e não exige o uso de anestésico. Deve ser realizado ao menos uma vez ao ano, em especial em pacientes acima dos 40 anos.

Mapeamento de retina
Consiste no exame da retina utilizando o oftalmoscópio indireto após dilatação pupilar. Recomenda-se que o paciente esteja acompanhado e não esteja dirigindo. Após a dilatação, pode apresentar fotofobia e dificuldade para perto de 4 a 6 hs após o exame. Deve ser realizado anualmente, especialmente nas seguintes situações: após os 40 anos, portadores de alta miopia, diabéticos e hipertensos.

Paquimetria
Consiste na medida da espessura corneana através de tecnologia ultrassônica. Importante nos casos de glaucoma, usuários de lente de contato, pré operatório de cirurgia de catarata e cirurgia refrativa.

Campo visual automatizado
Consiste na avaliação do campo de visão individualmente para cada olho. Importante especialmente para os casos de glaucoma e doenças que acometem o nervo óptico.

Mini Curva tensional diária
Consiste na aferição da pressão intraocular várias vezes no período. Pode ser associado à “prova dágua” com objetivo de simular a variação da pressão intraocular ao longo do dia.

Microscopia Especular de córnea
Exame que avalia a contagem das células endoteliais presentes da face posterior da córnea. As células endoteliais diminuem ao longo da vida especialmente em situações especiais como por exemplo usuários de lente de contato ou após cirurgias complicadas. São responsáveis pela deturgescência da córnea e manutenção da transparência corneana. Não se regeneram ao longo da vida.

Topografia de córnea ou ceratoscopia computadorizada
Consiste no mapeamento da superfície corneana. Importante nos casos de ceratocone, cirurgia de catarata, cirurgia refrativa e refrações complicadas.

SEDE CENTRO: RUA BARÃO DO RIO BRANCO, N° 63, EDIFÍCIO BARÃO, 11° ANDAR - SALA 1106 . TELEFONES: (41) 3222 9933 / 3232 8885
SEDE CENTRO CÍVICO: AVENIDA CANDIDO DE ABREU, N° 70, EDIFÍCIO CCC, BLOCO CORPORATIVO, 6° ANDAR - SALA 64 . TELEFONES: (41) 3072 0109 / 3072 0509 / 3072 0909

Página inicial  |  Quem somos  |  Especialidades  |  Cirurgias  |  Lentes de contato  |  Exames  |  Localização  |  Contato