Home
 
     
  Catarata
Conversando com especialistas
 
     
 

1. O que é a catarata
Resposta: Catarata é a opacificação do cristalino que acontece, geralmente, em indivíduos com idade acima de 40 anos. Pode também ser decorrente de trauma, inflamação ocular, medicações como corticoides ou doenças sistêmicas como Diabetes mellitus.

2. Todas as pessoas terão catarata?
Resposta: Não, apesar de ser bastante frequente especialmente em indivíduos com idade acima de 65 anos. Conforme dados da literatura, a prevalência de catarata é de 17,6% nos indivíduos com menos de 65 anos; 47,1% entre 65 e 74 anos e 73,3% acima de 75 anos.

3. Existe tratamento para catarata que não seja cirúrgico?
Resposta: Não. A melhora da visão depende da extração da catarata, que somente pode ser realizada por meio de procedimento cirúrgico.

4. Qual o momento certo para operar?
Resposta: O momento certo para submeter-se a cirurgia de catarata deve ser determinado pelo paciente juntamente com seu médico oftalmologista. De maneira geral, quando a catarata determinar baixa de visão e consequentemente atrapalhar a realização das atividades diárias indica-se sua retirada. Em alguns casos, indica-se a retirada do cristalino, quando este determina outras doenças como glaucoma por exemplo. Além disso, se a catarata torna-se muito avançada, opta-se pelo procedimento o mais precocemente possível para evitar dificuldades na cirurgia e possíveis complicações.

5. A catarata pode deixar cego?
Resposta: Sim a catarata é considerada a principal causa de cegueira em todo mundo. Felizmente, em grande parte dos casos a cegueira é reversível por meio de sua retirada cirúrgica seguida do implante da lente intraocular.

6. Posso me submeter a cirurgia de catarata mesmo que eu tenha diabetes, glaucoma ou Degeneração Macular relacionada a Idade?
Resposta: Sim, no entanto as avaliações pré e pós operatórias devem ser feitas com atenção redobrada para que não haja piora ou progressão destas patologias associadas, na evolução.

7. Como ficará minha visão após a cirurgia de catarata?
Resposta: A visão melhora em praticamente 100% dos casos nos quais a catarata é a real causa da baixa de visão.

8. Vou precisar usar óculos?
Resposta: É possível, quando se programa a cirurgia de catarata para ambos os olhos, corrigir um olho para visão de perto e outro para visão de longe. Dessa forma, é possível permanecer sem óculos. Não é incomum, no entanto, a necessidade de utilizar lente corretivas para obtenção de ótima acuidade visual após a cirurgia de catarata.

9. Por que preciso colocar uma lente intraocular? Preciso trocá-la periodicamente?
Resposta: A lente intraocular , em condições normais, permanecerá durante toda vida, não sendo necessária sua retirada ou troca. Sua colocação faz-se necessária para substituir a lente natural (catarata) retirada durante cirurgia.

10. Preciso ficar em repouso após a cirurgia?
Resposta: Sim, recomenda-se repouso durante os primeiros 7 dias após o procedimento cirúrgico.

 
 
     
  Clínica Oftalmológica Sakata - Telefone: (41) 3232-8885 / (41) 3222-9933 / Fax: (41) 3232-8885 - Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 63. 11° andar, Conjunto 1106.  
  Página inicial  |  Quem somos  |  Especialidades  |  Cirurgias  |  Lentes de contato  |  Exames  |  Localização  |  Contato