Home
 
     
  Lentes de Contato
Conversando com especialistas
 
     
 

1. Quem pode usar lente de contato?
Resposta: Qualquer pessoa pode fazer uso de lentes de contato, desde que não haja patologias corneanas associadas que contra-indiquem o uso. Existem diversos tipos de lente de contato dentre elas cosméticas (lentes estéticas) e refrativas (corrigem o grau).

2. Qual a diferença entre a lente de contato rígida e a gelatinosa?
Resposta: A lente de contato rígida tem sua indicação clássica para casos de astigmatismo corneano e/ou ceratocone. No entanto, na atualidade, é uma lente de alta qualidade que pode ser utilizada até mesmo por pessoas que tenham somente grau esférico (miopia e hipermetropia). A lente gelatinosa “simples” corrige classicamente miopia, hipermetropia e astigmatismo até -0,75. A lente gelatinosa tórica corrige astigmatismo.

3. Posso usar lente de contato para enxergar para perto após os 40 anos?
Resposta: Sim. Atualmente, para este fim realiza-se adaptação do tipo monovisão (um olho para longe e outro para perto) ou adaptação com lentes de contato multifocais. O resultado tem se mostrado excelente para quem não quer usar óculos ou não se adapta aos óculos multifocais.

4. Quais os cuidados preciso ter com a lente?
Resposta: O usuário de lente de contato deve ter especial cuidado com a higiene e conservação das lentes. Recomenda-se higiene das mãos sempre que manipular as lentes de contato, utilização de soluções específicas para limpeza, enxague , desinfecção e conservação das lentes de contato e respeito ao tempo de uso das lentes descartáveis (30 dias). Informações mais detalhadas acerca do cuidado com as lentes podem ser visibilizadas aqui.

5. Posso entrar na piscina com lente?
Resposta: O ideal é que se retirem as lentes de contato antes de entrar em piscina ou mar. Em casos especiais, sugere-se o uso de óculos de natação para este fim.

6. Posso comprar a lente no comércio?
Resposta: Segundo o Conselho Federal de Medicina, a venda e adaptação de lentes de contato é um ato exclusivamente médico. É proibida a venda de lentes de contato em óticas, internet ou outros estabelecimentos comerciais. Entenda-se da seguinte forma: a lente de contato consiste em material que será introduzido no olho e pode afetar a fisiologia ocular, podendo desencadear doenças, inflamações e infecções. Além disso, a adaptação de lentes de contato não é universal e deve ser feita individualmente para cada tipo de córnea (curvatura e estrutura) e perfil do paciente para evitar complicações desnecessárias relacionadas ao uso da mesma.

7. Posso dormir com a lente de contato?
Resposta: Não é indicado o uso da lente de contato para dormir. O ideal é que se remova a lente todos os dias antes de dormir, deixando-a descansar na solução multiuso. Em alguns casos especiais e com lentes específicas, pode-se sugerir o uso da lente durante o período do sono, mas isso deve ser indicado e monitorado pelo oftalmologista.

8. Quais as complicações que posso ter com o uso da lente de contato?
Resposta: O usuário de LC pode ter complicações induzidas ou agravadas pelo trauma constante da lente no olho, pela diminuição da umidificação e oxigenação da córnea e da conjuntiva, ou por processos inflamatórios individuais como alergias ou causadas por agente externos como infecções (úlceras de cornea).
As principais causas das complicações são:
• LC mal adaptadas;
• LC mal conservadas;
• LC contaminadas;
• intolerância ao material da LC;
• presença de problemas oculares prévios;
• interferência de fatores ambientais;
• uso incorreto da LC.

Os principais sintomas de complicações são: dor, olho vermelho e turvação da visão. Vale lembrar que a maioria das complicações pode ser resolvida facilmente pelo oftalmologista. Mesmo a úlcera de córnea quando tratada no início não deixa seqüela. Se você estiver bem orientado, as chances de complicações graves são pequenas, mas existem.

 
 
     
  Clínica Oftalmológica Sakata - Telefone: (41) 3232-8885 / (41) 3222-9933 / Fax: (41) 3232-8885 - Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 63. 11° andar, Conjunto 1106.  
  Página inicial  |  Quem somos  |  Especialidades  |  Cirurgias  |  Lentes de contato  |  Exames  |  Localização  |  Contato